logo

Atualidades

Ezequiel é eleito deputado Federal, Português perde para estadual e Lair é suplente



A região Oeste ficará, a partir de janeiro, com com dois representantes na Assembleia Legislativa, Doutor Leonardo de Cáceres e Wancley de Pontes e Lacerda.

No parlmaneto Federal, ganha força com a eleição do deputado Ezequiel Fonseca.

Lair Mota ficou com a segunda suplência de deputado Estadual ao lado do Professor Adriano Silva, que ocupa a primeira suplência.

RENOVAÇÃO:

A renovação na nova composição da Assembleia, a partir do ano que vem, será de 45,8%. Dos 24, apenas 13 se reelegeram. Outros 9, que hoje legislam, não concorreram. Entre os 15 que tentaram um novo mandato, 2 foram reprovados nas urnas, sendo eles Airton Português (PSD) e Ademir Brunetto (PT).

Com o resultado, o PT, que tinha 2 cadeiras com Brunetto e Alexandre César, passa a não ter nenhum representante.

Asseguraram mais 4 anos na Assembleia os peemedebistas Romoaldo Júnior e Baiano Filho; os republicanos Mauro Savi, Ondanir Bortolini, o Nininho, Emanuel Pinheiro, Wagner Ramos e Sebastião Rezende; e Walter Rabello, Pedro Satélite e Zé Domingos, do PSD. Além de Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Zeca Viana (PDT). Savi, inclusive, foi campeão de votos com 55.223 votos. A menor votação, entre os eleitos e/ou reeleitos foi o ex-secretário de Governo de Sinop, Silvano do Amaral (PMDB), com 15.310.

Entre os estreantes está a filha do presidente da Assembleia Janaína Riva (PSD) e o ex-prefeito Oscar Bezerra (PSB), ambos com base eleitoral em Juara, o polêmico vereador por Várzea Grande, Pery Taborelli e parlamentar por Pontes e Lacerda Wancley Carvalho, ambos do PV que, até então, não tinha nenhum representante na Assembleia.

Outro que assegurou uma vaga é o irmão do deputado estadual Luiz Marinho, o empresário Eduardo Botelho (PSB). Já os ex-prefeitos de Cuiabá e de Rondonópolis Wilson Santos (PSDB) e Zé do Pátio (Solidariedade), respectivamente, retornam ao Parlamento estadual.
Bancada.

Com 5 parlamentares, o PR terá a maior bancada. Em seguida aparece o PSD, com 4. Já o PMDB, PSDB e PSB elegeram 3 parlamentares cada. Com apenas 25 anos, Janaína não é apenas a única mulher a obter mandato, como também é a mais jovem parlamentar. O mais velho, com 70 anos, é o ex-prefeito de Tangará da Serra Saturnino Masson (PSDB).


SOLIDARIEDADE

Alunos de Araputanga são destaque no MT1 após criarem "ONG" fictícia para ajudar Hospital de Câncer

Foram arrecadados mais de R$ 5 mil por meio de atividades realizadas pela “ONG” criada pelo 9º B da Escola João Sato, dentro da disciplina de Protagonismo.



Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.